domingo, agosto 19, 2012

Ilhavo, outra vez Ilhavo!



Primeiro 450 mil pessoas para ver os barcos; logo depois, o grande sucesso que é o Festival do Bacalhau! Ílhavo, e neste caso concreto a Gafanha da Nazaré, entraram definitivamente no mapa e, quer queiramos quer não, o responsável por todo este mediatismo (mas também desenvolvimento) tem um nome: Ribau Esteves!
Ontem, fui ver os UHF e quando cheguei ao Jardim Oudinot, com uma enchente impressionante, fui incapaz de me lembrar o que era aquele espaço abandonado ainda há relativamente pouco tempo e porque é que em Aveiro não se faz mais ou menos o mesmo com a zona da antiga lota do peixe! Porquê? Porquê «mexer» (não será destruir?) zonas como a Baixa de Santo António, Rossio ou o Alboi, se temos zonas que podiam «nascer» de raiz e proporcionar bem estar, eventos, lazer e turismo!
Incrível como ainda há pouco tempo, nós aveirenses, um pouco até injustamente e estupidamente, falávamos dos «gafanhões» e dos ilhavenses e somos agora contagiados por tanta coisa que lá vai sendo feito e acontecendo!
Durante o concerto memorável dos eternos UHF, o próprio António Manuel Ribeiro fez questão de destacar o trabalho feito na cidade vizinha: «Entrei por Ilhavo e vi estradas, jardins...», dizia o mentor desta banda de Almada, numa clara alusão à evolução que pôde constatar nesta sua visita ao concelho ilhavense!



11 comentários:

Anónimo disse...

Mas não têm um estádio nem dívidas como Aveiro tem. A zona da ex-lota é propriedade do Porto de Aveiro, isto porque um antigo presidente de cãmara de aveiro, tendo mandato da assembleia municipal para o efeito, não comprou o espaço quando o preço era simpático. e a feira de março não tem enchentes e não vem gente de ílhavo e da gafanha? os que dizem mal do parque da sustentabilidade são os mesmos que criticam a degradação dos principais espaços verdes da cidade e que, na sua ânsia ideológica, nem esperam o final das obras para as apreciar criticamente. Se alguém visitar o Concelho de Ílhavo tb depara com situações que em Aveiro seriam motivo de ataques de vergonha: o "mercado" da Barra, a "selva" da rotunda na entrada das praias, a falta de estacionamentos nas praias na época balnear...isto visto de passagem.É muito diferente herdar uma câmara com dinheiro no banco do que uma com milhões e milhões de dívidas.

Pedro Neves disse...

Peço desculpa, mas estive mesmo para nao publicar este comentario! A estupidez tem limites e eu nao quero comentarios estupidos aqui. Mas o amigo quer comparar a obra e a evoluçao de Ilhavo comparativamente com Aveiro? Estádio? Mas isso justifica nao se fazer NADA e ainda se destruir o que existe! Ilhavo tem coisas mas? Pois tem, como todos os concelhos deste país, ora essa! Há cada um! Não há pachorra!

Anónimo disse...

Tem razão Snr Pedro Neves!
Ontem também estive no Festival do Bacalhau como em anos anteriores e achei, mais uma vez, extraordinária a afluência de pessoas ao Jardim Oudinot que está também extraordináriamente bem concebido!
Há uma DIFERENÇA ABISMAL entre as pessoas que dirigem as respectivas Câmaras e só assim se justifica a quantidade de eventos que se realizaram, principalmente este ano!
Devia servir de exemplo para APRENDEREM alguma "coisita", mas não, a insignificância destas mentes é aflitiva!
Qual Farav qual quê!
APRENDER DEVIA SER O LEMA!...

Anónimo disse...

isto da camara estar endividada parece ser um facto. é motivo para que não se levante o cu da cadeira e não se deite mãos á obra?Ou será que imaginação e invenção,são palavras que não ixistem na cabeça destes senhores?Ou estamos perante de pessoas parecidas com toda a gente só que não pensam.

Anónimo disse...

Qual final de obras?
Mal começaram e estão todas interrompidas!
Segundo se consta já deviam estar terminadas e não se vê NADA!
Ainda acabam o mandato, (oxalá vão de vela) e as "malditas" obras por acabar e a cidade num estaleiro feito!...
Não me façam rir, o assunto é demasiado sério para os Aveirenses, não para os imigrantes!

Unknown disse...

A Barra terá sempre problemas ao entrar na rotunda porque a sua área é deveras limitada e há sempre problemas de estacionamento nas épocas altas, no entanto na Costa Nova durante este ano nunca me deparei com enchentes ou falta de estacionamento. Aprecio também a obra que foi feita na Costa Nova, está bem melhor na minha perspectiva. E sim Ílhavo tem feito muito mais com os impostos dos seus munícipes, Em Aveiro tenho visto "os meus impostos" a serem esbanjados em palermices como marcações de estradas degradadas; ao fim de 2 meses as marcações novas já tinham desaparecido em alguns locais. Em rotundas andaram aos 10 trabalhadores a desbastar plantas que existiam, para dar lugar a nascimento selvagem de plantas - um esforço completamente inútil. Pontes que foram feitas sem ter em conta a integração no meio, descurando por exemplo que os barcos típicos moliceiros deveriam passar por baixo, a solução foi descaracterizar esses barcos cortando a proa e respectivos paineis decorativos. A câmara tentou resolver a questão adjudicando a obra que parou a meio porque - imagine-se - não havia dinheiro. (se não há dinheiro assegurado como se manda fazer tal obra?) e poderia mencionar mais uns quantos atropelos e coisas estúpidas que se passam por cá, mas não vale a pena. Concordo pois com o que diz o Pedro, nem todos andamos a dormir por cá... É certo que foram herdadas dívidas, mas que se esbanja muito dinheiro mesmo quando ele não existe, lá isso esbanja...

Pedro Neves disse...

Paulo, nao foi só a Costa Nova que está, de facto, muito bonita: foi o Centro Cultural de Ilhavo, o arranjo do Largo do Farol, o Museu Maritimo, as estradas em redor da cidade (Coutada, Vista Alegre, Barquinha...). Comparar a evolução positiva de Ilhavo com a comparaçao negativa de Aveiro é como comparar o cu com as calças, como se costuma dizer! Ou melhor, só é possivel ser comparada por fanatismo politico ou partidarite aguda, que é coisa que eu nao sofro!

Anónimo disse...

Existe o Estádio sim, mas na época, que eu saiba, TODOS votaram a favor!
Ao fim destes anos e com a memória cada vez mais curta, ainda se queixam dele e de outras obras das quais tiram partido HOJE!
Não é justo não é SÉRIO!...
Peçam afastamento desta "coisa", era melhor que continuar a arruinar a cidade da maneira estúpida que estão a fazer!
Admitam que são teimosos e os custos vão ser muito elevados!...

Anónimo disse...

Em tudo o que é feito em Ílhavo eu sinto orgulho, mesmo sendo "deste lado", sinto-o como se fosse uma conquista ou melhoramento para o município de Aveiro. Neste momento eu acho que todos gostaríamos de ser de Ílhavo, porque são eles que encarnam, desculpem-me os vizinhos, o "ser de Aveiro". E com efeito é com Ribau que a região (através da CIRA) reivindica o que tem a reivindicar e se assume como lobby; é com Ribau que a região "abraça" o mar; é com Ribau o Beira-Mar pretende ser a bandeira desportiva da região (é ele que põe o cachecol ao pescoço), é com Ribau que nós praticamos desporto, seja no Oudinot, na Malhada, nas pistas cicláveis da Costa ou nos espaços da Barra, é com Ribau que elevamos a nossa auto-estima. Aveiro pode vir a ser uma região com "consciência de si" e avançar em direção ao progresso se tiver gente competente e determinada à sua frente. Aveiro cidade ficou muito para trás porque não tem projeto e não tem liderança.O dinheiro não é tudo, e muitas vezes não é o fundamental.

Anónimo disse...

O tempo das rivalidades já lá vai!
Também gosto que Ílhavo e Gafanhas tenham tido o desenvolvimento que tiveram e isso deve-se a um Homem, Ribau Esteves!
Pena tenho, não por inveja mas por mágoa, que Aveiro tivesse estagnado e até regredido (muito) nestes últimos anos!
Muita pena e tristeza!

Anónimo disse...

Eu também sou da opinião que o Estádio Municipal de Aveiro foi o causador de muitas situações para o abandono do investimento público a outras áreas. Bastará recordar os recortes jornalísticos na RTP, SIC e TVI sobre a matéria da dívida Aveirense e ver o peso do Estádio no orçamento global e todo o mal que fez ao nosso querido clube.
O estádio foi mal planeado, arquitectado, mal gerido e divorciou muitas pessoas do futebol. As pessoas com poder não têm visão e criticaram quem na altura fez analises diferentes. Agora é só para "engolir os sapos".