terça-feira, janeiro 03, 2012

Bom ano! Bom ano! Bom ano!...


A quantidade de vezes que ontem ouvi a expressão «Bom ano!» enojou-me! As carradas de pessoas que me desejaram bom ano, fizeram-no sem pensar, porque na verdade estão-se marimbando se vou ter, ou não, um bom ano. É falar por falar. Como os tolos.
A meio da tarde, já não suportava mais ouvir o «bom ano»! Era como se me estivessem a chamar «filho da puta», «cabrão» ou algo do género. Além do mais, toda a gente sabe que 2012 vai ser um ano de grandes dificuldades!
Prevejo que hoje vá continuar a ouvir o «bom ano», só não prometo é continuar a ser delicado.

10 comentários:

Anónimo disse...

Mas tu és delicado?

Pedro Neves disse...

Julgo que sim. Por norma, sou educado. Sim, considero-me como tal.

Anónimo disse...

BOM ANO !!!!!!:-)

Anónimo disse...

Bom ano.

Armando Ferreira disse...

Desejo-te um Bom Ano de 2012, contra todas as expectativas (negativas) que possas ter!

Filho de SV disse...

Penso que terás razão em MUITOS casos, mas não deixes que essa "indignação" te leve a pensar que somos TODOS uma cambada de malandros...ainda há gente decente e solidária. Mas eu compreendo-te porque também já recebi de algumas pessoas o desejo hipócrito de Bom Ano, o que me enojou.
Eu cá só desejo Bom Ano a quem acho que merece, os outros, que se fodam!

Barba azul disse...

Por acaso não fui uma das pessoas que lhe desejou bom ano, mas ficaria irritado com este seu texto, se tivesse sido! O que é que o faz presumir que ninguém deseja mesmo que os outros tenham um bom ano? E devemos deixar de ser positivos, mesmo conscientes do difícil que isso será?
Quando um dia o vir na rua, não lhe vou dizer "bom dia", não vá o Pedro achar que lhe estou a chamar "cabrão"...

Pedro Neves disse...

Caro Barba Azul e restantes prezados leitores: é obvio que se for um de voces, que diariamente (ou quase) vêm aqui com interesse, sentido critico e até amizade, a desejar-me «bom ano», não tenho que fica chateado. Antes pelo contrário. Agradeço e retribuo. Este desabafo teve simplesmente a ver com uma «centena de bons anos» que recebi num dia, a grande maioria deles do tipo «dizer por dizer», percebe?
Abraço e continuação!

Barba azul disse...

Caro Pedro, sobre este assunto - a atitude que tomamos perante os outros, os "próximos" e os que nada nos dizem à partida - estava a pensar em lhe expor o meu pensamento de crente num Deus de toda a humanidade e Cristão, mas encontrei uma citação do Gandhi (pelo menos, assim ma venderam) que o fará de forma muito superior ao que eu conseguiria: "Perguntaram numa ocasião a Mahatma Gandhi quais são os factores que destroem o ser humano, ele respondeu assim:
"A Política sem Princípios, o Prazer sem Responsabilidade, a Riqueza sem Trabalho, a Sabedoria sem Carácter, os Negócios sem Moral, a Ciência sem Humanidade e a Oração sem Caridade. A vida tem ensinado a mim, que as pessoas são amáveis, se eu sou amável; que as pessoas estão tristes, se estou triste; que todos me querem bem, se eu quero bem a eles; que todos são maus, se eu os odeio; que há rostos sorridentes, se eu sorrio para eles; que há rostos amargurados, se estou amargurado; que o mundo é feliz, se eu sou feliz; que as pessoas tem nojo, se eu sinto nojo; que as pessoas são gratas, se eu tenho gratidão. A vida é como um espelho: Se sorrio, o espelho me devolve o sorriso. A atitude que tomo na vida, é a mesma que a vida tomará ante mim."
"Quem quiser ser amado, que ame".
A única razão porque és feliz, é porque tu decides ser feliz"

Bonito, não é verdade?

Filho de SV disse...

Sobre Gandhi ou outra pessoa, eu tenho uma opinião: Não há deuses na terra! Todos somos diferentes e ninguém é perfeito! Quando Gandhi diz "o mundo é feliz, se eu sou feliz", está muito longe daquilo que eu penso que deve ser a atitude que devemos tomar na vida.
Eu digo: Só serei feliz se o mundo for feliz. Uma das minhas ambições é ajudar os outros, tornando-os mais felizes, só assim me sentirei melhor. Feliz, jamais o serei!