quarta-feira, maio 26, 2010

Era uma vez uma dentadura...


A senhora tem 84 anos. Está no Hospital de Aveiro, porque, apesar de lúcida, tem problemas vários: diabetes, coração...


Mas está a recuperar e tem vindo a comer bem. Mas anda triste. No final de uma tarde igual a tantas outras, colocou a sua dentadura em cima da sua mesinha de cabeceira, e uma das enfermeiras de serviço, por engano, colocou-a no...lixo.


6 comentários:

Anónimo disse...

Deveria formar-se uma comissão de inquérito, capitaneada pelo Pacheco Pereira para inquirir concretamente o que se passou.
O Hospital de Aveiro é pago por todos nós, pelo erário público, logo, somos seus accionistas e devemos saber como tratam os "clientes"
A enfermeira poderá ter mandado a prótese para o lixo e isso é grave porque houve negligência.
Mas poderá também andar por ali a mão da "face oculta" e a coisa poderá ter ido parar a um estaleiro do Godinho.
Um assunto desses merecia uma comissão de inquérito para a ética ou arranjar outro nome mais pomposo, e com 10 ou 20 elementos da Assembleia da República devia investigar-se o caso.
É que está em causa o nosso negócio e o bom nome de uma das nossas empresas. O hospital de Aveiro, onde todos, quando têm acidentes ou doenças, gostam de ser tratados, não pode facilitar nestas coisas...
Deviam começar por chamar o protésico criador da placa, saber-se pormenores da dentadura, e a par disso, fazer outras diligencias conclusivas.
Se depois de meia duzia de meses nada se concluísse, bem, então arquivava-se o caso e ressarcia-se os deputados através do O.E. das despesas havidas...
A enfermeira levava uma surra psicológica, isto claro, se fosse feiona.
Mas vai ver que a coisa fica em águas de bacalhau, o costume!

Barba azul disse...

A libertação de mais uma camarada do intolerável encarceramento a que se encontrava confinada há longos anos, sujeita à opressão dumas gengivas e palato a quem nada a unia, assediada por uma língua promíscua que constantemente devassava os seus mais íntímos recessos, obrigada à mastigação de alimentos que em nada lhe aproveitavam, apenas beneficiando de saídas precárias e angustiosas, em plena escuridão da noite e abandonada sobre o tampo frio e inóspito duma mesinha de cabeceira de chapa esmaltada, é mais um marco de que nos orgulhamos na nossa luta pela libertação de todas as dentaduras postiças!

Brigada Móvel de intervenção rápida "Dentadura Eufémia"

Anónimo disse...

Caro Barba Azul:
Fico chateado, palavra que fico. Vocemessê há-de vir sempre ofuscar com escritos de retoques camonianos, os meus pensamentos profundos, como este que o antecede.
Não faça batota.
Não eram as gengicas que oprimiam a dentadura, era precisamente o contrário.
Se nos fossemos a libertar das dentaduras postiças, andava meio mundo desdentado.
Aqui a minha vizinha por causa dos dentes atamancados por baixo das beiçolas, apavorava toda a gente...
Gastou meia duzia de milhares de euros e agora, de manhã, quando anda a fazer os despejos da noite anterior, é vê-la a distribuir sorrisos apelativos a toda a gente. O seu novo visual, é lindo e esmaltado.
A natureza precisa de ser corrigida, e ainda bem que as dentolas feias aos poucos vão desaparecendo.
Quanto às mesinhas de cabeceira de tampo esmaltado, está enganado, são de mármore. Os penicos, esses sim, continuam a ser de chapara esmaltada.
Cps

Anónimo disse...

Meu Caro amigo:
Por falar em sucatas e lixeiras...
Agora há "movimentos", aliás, salutares, particularmente para os mais jovens, que tiram uma manhã, uma tarde, ou mesmo até um dia, e andam por aí num sítio qualquer, dos mais díspares, a limpar a merda que os badalhocos desta terra, e de todas as terras deste país, meio africano-meio europeu, deixam ficar espalhados pelos sítios onde "acampam"...

A "estrumeira" que fazem e deixam, é de todo o género, modelo e feito.
Vai de garrafas de virdo e plástico, preservativos,sacos plásticos, latas, enfim, deixam a génese da sua formação moral, espalhadas por todo o lado.
Há dias, creio que na sexta-feira passada,juntou-se um desses tais grupos de gente boa e foram limpar aquela estrada ali para os lados das "falecidas" pirâmides, junto à Salina da "Troncalhada" e que vai até lá baixo aos clubes náuticos, o Sporting de Aveiro e o outro.

Aquela atitude tocou-me. Achei um comportamento civico, exemplar e interessantíssimo, até porque, ali, todos os dias, páram muitos visitantes que vêm de autocarros e à semana raro é o dia não estejam "excursões com crianças a visitarem a "Troncalhada"

Bem, mas andaram os adultos e crianças, a limpar o lixo e a ensacarem-no, nuns sacos próprios feitos para levarem o lixo.Tudo levava a supôr que passados alguns minutos, meia hora ou uma hora que fosse de terem acabado a tarefa, a Câmara iria com uma camioneta e os carregaria para um sítio apropriado e que seria, a Lixeira municipal.
Mas não...

Hoje, domingo,fim da tarde,os sacos continuam lá depositados sendo que, uns, já foram levados pelas marés, outros, estão a serem esventrados pelo vento a cada minuto que passa. À hora que me está a ler já a Ria deve ter "limpo" tudo.
Uma vergonha!
Admito que alguns porcos façam lixo que foi no meio dele que foram feitos, nasceram e viveram toda a vida...
Agora ter uma Câmara badalhoca isso já não se admite, mas é o que temos,

..."Uma Câmara porca e malandra" e olhe que esta frase não é minha, mas de alguém de fora que nos veio visitar pela primiera vez e o disse em voz bem alta para quem quiz ouvir!
Será que ela e os outros que com ela estavam, nos voltam a visitar?

Barba azul disse...

Caro Anónimo

Pode ser, pode ser que tenha sido injusto para com as gengivas e o palato...Afinal, quantas vezes o carcereiro, quantas vezes o verdugo, não serão eles próprios vítimas do Opressor, peões impotentes num jogo cruel, pobres vermes obrigados a comerem a carne dos outros para sobreviverem? Concedo isso, posso ter-me enganado sobre eles.

Não obstante, constato sobretudo que o meu amigo é um meias tintas, o sofrimento dos oprimidos, a libertação das dentaduras, são-lhe indiferentes. Provavelmente, tem qualquer coisa a lucrar com a manutenção do status quo vigente? Será um protésico!?!

Ou se está com o povo oprimido, ou se está contra ele. Acautele-se, não vá ser apanhado em terra de ninguém quando vier a segunda vaga...

Anónimo disse...

Ó Barba Azul Vc anda distraído!
Não se trata de dentadura, mas de ditadura, que ou se impõe, ou vai-se embora.
Meios termos é que não!