sábado, dezembro 05, 2009

O marasmo continua

Definitivamente, Aveiro é hoje uma cidade única no país. Mas pelos piores motivos, infelizmente.

Hoje, enquanto almoçava na Churrasqueira do Mercado, um comerciante da Avenida Lourenço Peixinho dava-me conta do seu desanimo, pelo facto de em pleno mês de Natal, não vislumbrarmos uma única luz, uma única alusão a esta época festiva! E, de facto, até nisto, Aveiro é diferente. Para pior, subentenda-se.

Como é possível que, ao dia 5 de Dezembro, aquela que é a principal artéria da cidade, não tenha a iluminação de Natal que deveria ter e que uma avenida como a «Lourenço Peixinho» justificaria sempre???

Podem os «moralistas» do costume, dizerem que não estamos em tempos de «vacas gordas» e que há outras prioridades, mas, será que só em Aveiro é que inteligência e cidades como Paris, Lisboa, Madrid, Barcelona, Bilbau, Viseu, Espinho, ou qualquer outra cidade «normal», estejam todas enganadas e sejam todas irresponsáveis?

Não me lixem! A questão é sempre a mesma. Em Aveiro nada se faz! Aveiro é marasmo total, mas pior, a grande maioria dos aveirense continua sem se aperceber disso. Irrita.

É que as luzes e as decorações de Natal, podem ser consideradas superfulas, mas chamam gente, atraem clientes, cativam turistas. E porque é que os «defensores» da Avenida Lourenço Peixinho, que tanto escrevem e tanto dizem sobre projectos e mais projectos para a nossa principal rua, não se opõem a esta manifesta falta de apoio ao comercio tradicional e não criticam esta «coisa» de fazer com que o Natal mais parece que não chegou a Aveiro???

10 comentários:

Marco Almeida disse...

Aveiro está a ter o que merece.

Se escolheram quem escolheram, é porque querem assim. Até porque muitos desses votos se deveram à população da Vera cruz e da Glória.

Será que os comerciantes da Avenida não votaram também para eles lá permanecerem?

Agora, aguentem-nos!

Belchior disse...

Tem razão Pedro Neves.
Não é uma questão de poupar ou não dinheiros. Não haver iluminação e motivos alusivos à época natalícia é falta de sensibilidade.
Se há coisas que justificam ambiente de festa é o Natal,é a festa da família, pelas crianças, pelos adultos, por todos.É uma forma de cultura, que como sabemos em Aveiro está a ser arrasada de uns anos a esta parte.
É o que temos, e o que está.
Foi o que conscientemente, escolhemos. Não vale a pena atirar pedras!

Anónimo disse...

Naturalmente os Aveirenses não
merecem mais
A responsavel da Camara para estas
coisas é a Dr Maria da Luz,fez um
contrato com uma Empresa dos lados de Oliveira de Azemeis pelo valor de 15.000 euros para as iluminações começarem em 12 de Dezembro
Esta Doutora e mesmo uma artista
Ate vai pertencer ao Aveiro Arte,
conforme anuncia no catalogo desta
Associação

Anónimo disse...

Ate Estarreja esta impecavel!

Esses treteiros dos amigos de não sei de quê devem e ser amigos do èlio, da Universidade ou deles próprios!

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo.
No entanto ha um sentimento contraditório... se a iluminação for a miséria de anos anteriores (meia duzia de luzes timidas em cada árvore), acho que prefiro que não ponham nada.

Anónimo disse...

Era pior a emnda que o soneto!
Não me digam que vem aí a iluminação do Natal, quase no fim das FesTas Natalícias?
Se assim for, é a Câmara que Temos, não aprendem nada com ninguem.

Joao Nuno Silva disse...

Cada cidade tem a câmara em quem votou...
Chiça nem ao menos uma mangueira de luzes, daquelas baratinhas, à volta de um Moliceiro.
O pior é que vão ser quatro anos nesta pequenez de idéias.
(ironia)Pode ser que algum "iluminado" se lembre de "demolir" o Natal por não ser rentável...

Zé do Bairro da Beira-Mar disse...

A verdade é esta:
A magnifica árvore que o Souto "ofereceu" á cidade e que esteve sempre no meio da rotunda das pontes encontra-se, desde que este Maia está na presidencia, nos armazens da CMA.
É propriedade de todos nós, não existe é dinheiro mara a mandar montar (2 dias de gruas mais a desmontagem fica caro). Senhor Maia, digo de boca cheia e cheio de orgulho que fui dos q votei na oposição...

Como alguém já disse, votaram neles agora agora aguentem-nos.

P.S. Não é mentira nenhuma, Aveiro é a unica cidade do país sem decoraçoes natalicias desde que o Maia lá está.

Anónimo disse...

Realmente! A CMA tem uma arvore perdida no armazem e não a monta? Triste cidade esta!
Mas a CMA também não tem de fazer tudo! Os comerciantes também não podem esperar que tudo caia do ceu.
Em Lisboa, existe uma associação de uma determinada rua, para dinamizar a mesma e nada tem a ver com a CML ou com a associação comercial de Lisboa.

www.ruadesaobento.blogspot.com/

Paulo Reis

Anónimo disse...

Será que esta gajada da Câmara aainda alega que não se pode fazer nada por culpa das dívidas do Dr. Alberto? E as dos ultimos 4 anos?
Agora ninguem fala. Os homenzinhos fartaram-se de pagar dívidas e chegaram à conclusão de que afinal agora é que vão começar a trabalhar e ainda estão a estudar novos planos para passar mais 4 anos para não fazerem nada. Depois pensam no natal e nas iluminações.É preciso ter Fé que possa sair o euromilhões ao nosso presidente. Por falar em milhões, onde para o milhãozito que recebeu do Beira Mar?