domingo, dezembro 06, 2009

Alerta amarelo


O tempo que faz hoje, é o tempo normal de Inverno. Nada de excepcional. Mas, hoje em dia, em pleno Inverno, todos os dias em que se prevê chuva, frio e vento, é, de imediato, motivo para lá ouvirmos a «treta» do «alarme amarelo»! Fossemos a ligar a esta coisa do «alarme», e tínhamos tempestades de quinze em quinze dias!


13 comentários:

Anónimo disse...

É, os meteorolistas fartam-se mostrar o cartão amarelo ao tempo, pelo sim ou pelo não é melhor prevenirem-se.
É que o mundo e o país anda tudo de pernas para o ar, e assim em caso de catástrofe eles lavam as mãos.
Ou será que sabem que as sargetas e outros escapes estão todos entupidos e que mais um pinguito de água dá origem a inundações?
Velhos tempos em que as inundações na cidade eram previsiveis com um ano de antecedência.

Anónimo disse...

Hoje saí à tarde. Choveu um bocado, nada de especial para a época.Tal como previ as sarjetas entupidas não dão vasão às águas acumuladas. Ali na avenida mesmo junto ao ISCA está um cano de vazamento de águas rebentado há semanas.
Têm lá um bocado de "berma" vermelha de plástico a sinalizar o poço. As águas saem em catadupa e fazem cachão. e para as contornar é preciso fazer gincana com o carro.Um espectáculo até alguém se estampar e3 espetar a sério.
Será que vamos passar o inverno com aquilo assim?

Anónimo disse...

só um reparo Pedro, ainda não estamos no Inverno mas sim no Outono. O Inverno apenas começa dia 21 de Dezembro.

Anónimo disse...

pensei k era pk vêm aí os japoneses da Nissan ou pk alguns tipos ficaram dessa cor "alertados" por mais um facto positivo para Aveiro.

estudante de meteorologia disse...

Querido anónimo das 12;08AM...poupe-nos.
O que interessa às pessoas é o comportamento do tempo.
Na prática o Inverno são quando os dias são mais pequenos e as noites maiores. Isso significa que existe mais tempo para o sol nos aquecer durante os longos dias do verão.
E os curtos dias do inverno têm noites longas e frias.
O dia mais longo acontece no meio do verão, a 21 ou 22 de Junho, a norte do equador. Isso chama-se o solstício do Verão. O dia mais curto está no meio do Inverno, por volta de 21 ou 22 de Dezembro, a norte do equador. Isso chama-se solstício do inverno.
Mas mesmo entre o Inverno e o Verão, cada dia e noite tem a duração de 12 horas. Isto é denominado de equinócio vernal.
21 de Março é o primeiro dia de Primavera a norte do equador e o primeiro dia de Outono na parte sul do mundo.
Entre o Verão e o Inverno há um outro equinócio, chamado equinócio outonal. Tal como o equinócio vernal, o dia e a noite têm a mesma duração. Só que esta mudança é o primeiro dia do Outono a norte do equador e o começo da Primavera para o sul. Blá blá blá...
Nós sabemos isso tudo amigo. Eu, pela minha parte, fico é preocupado por você não saber interpretar as expressões e as palavras. Enfim, ser tão mau receptor.
Valha-lhe Deus que você assim nunca chegará a autarca pois só tratava das coisas do inverno no dia 21 de Dezembro, nem que antes chovesse pregos.
Irra, que ainda há quem diga que estamos mal servidos. Pensando bem:
Não me diga que é o Vereador que trata das águas pluviais.
É?

Anónimo disse...

Com esse rigor o querido estudante arrisca-se a chumbar!

Ramiro disse...

Eu também penso como o anónimo das 12:56AM, que pelos vistos é muito comedido.
Se ele não se importar eu especulo o significado das suas parcas palavras.
Muitos aveirenses ficaram amarelos por surpreendentemente verem chegar cá os japoneses. Com eles, como o costume, devem vir japonesas numa idade interessante, porque velhas há as resmas no verão, ali prós lados do Rossio.
Como toda a gente diz que somos um país envelhecido, precisamos de renovar a frota ou seja, "multiplicarmo-nos" como manda a Bíblia e pede o Presidente da República, e ao mesmo tempo damos um jeito à nossa raça que a pele está a ficar muito escurecida do tempo.
Somos um povo muito aberto, abrimos as pernas e os braços a toda a gente que para cá venha. Quem entrar é para ficar e convidado a nidificar e “cruzar”, saia o que sair no fim.
Já os nossos ascendentes celtas assim o fizeram. Chegaram e “cruzaram” com os nativos iberos, o que deu origem a esta magnífica raça, que é a portuguesa.
Com os espanhois foi um bocado diferente, há por lá alguns bastardos. Depois, logo a seguir, toda a gente aqui veio meter a colherada:
Foram os e as Romanas, os e as visigodas, os e as negras e não ficaram de fora os e as mestiças. Recentemente chegaram os chineses. Aqui há um grave problema que se tem de resolver a curto prazo.É que não se vê produto dessa imigração, quanto a cruzamentos, claro.
Cá para mim a garotada nasce, e são logo despachados para Pequim onde vão aprender as primeiras citações do presidente Mao, no Livro Vermelho, mas no fim deviam regressar, penso eu, claro, porque se lá ficam e com o nosso sangue nas veias começam a querer andar em carros topo de gama, comer cabrito, chanfana, marisco e a beber bons espumantes, e claro, dão com a China em pantanas.

Seja como for, e isso é que é importante o nosso executivo municipal há uns tempos atrás foi a Oita, não ali ao Centro Comercial, mas ao Japão.Pelos vistos valeu a pena.
A troco de meia dúzia de ovos-moles que levaram e ofereceram aos nipónicos, eis que como retribuição nos dão agora de presente uma componente muito importante da Nissan que vai ser sediada ali em Cacia.
Com menos conversa era isto que queria dizer, não era caro anónimo?

Anónimo disse...

caro estudante de meteorologia
que eu saiba sou livre de fazer um pequeno reparo ao texto do Pedro.a minha intençao era so essa.agora se o senhor tem alguma frustação o problema ja não é comigo. apensa quis dizer que este tempo e normal de inverno mas não do Outono, que é a estação do ano em que nos encontramos. e por pessoas como o senhor que talvez deixe de ler o blog do Pedro. não estou para deixar um pequeno reparo e ser ofendida.

estudante de meteorologia disse...

Caro anónimo das 12.11PM:
O que leu pertence à Astronomia e não à Meteorologia. A Meteorologia é a ciência que estuda todos os fenômenos atmosférico e as suas influências em outros sitemas como:
Litosfera; Hidrosfera;Biosfera e Ionosfera. O meteorologista estuda a sua aplicação na agricultura, marinha, aeronáutica, etc.
Em bom rigor deu para tirar 17 Valores.

estudante de meteorologia disse...

Querida anónima das 8:04PM :
Que não seja eu o causador por deixar de vir ler o blogue do Pedro Neve até porque, ele mete aqui umas coisas interessantes embora eu, não seja um leitor assíduo.
Passo por aqui quando vou ali mais abaixo, nem lhe digo onde é porque aquilo é escuro como breu.
Lá mando umas bocarras e ninguém mas fica a dever, raro é o dia que não venha de lá a mancar e a praguejar.
Se alguém tem de se retirar daqui, do Aveiro sempre, sou eu, e é para já.
Acredite, nunca mais vai ver este pobre estudante de meteorologia por aqui.Chatear uma senhora, é de doido mesmo. Vou retirar-me e de mansinho porque uma vez aí num sítio saí a resmungar, e um segurança apanhou-me.
A besta tinha um corpanzil de gorila, e explicou-me muito bem explicadinho, que era feio resmungar.
Portanto estou de saída. E quando aqui passar só espreitarei a ver se cá está, mas não abrirei o bico.
Adeus e desculpe.

Anónimo disse...

Caro Pedro Neves, mais uma coisa que vai gostar de "postar" porque é boa para Aveiro e vem hoje anunciada no Notícias de Aveiro e, provavelmente, em mais sítios: a Câmara vai ficar a gerir os canais urbanos da Ria. Depois da confirmação da fábrica da Nissan em Aveiro, facto que serviu para o PS de Estarreja criticar a Câmara local (segundo peça no Diário de Aveiro), parece que em Aveiro acontecem coisas aparentemente positivas. Só, depende, bem sei, do ponto de vista, da perspectiva em que são apreciadas e valoradas

Belchior disse...

Aveiro é mesmo espectacular caro anónimo das 10:51. Não só de agora, mas desde sempre.
A natureza foi pródiga connosco. Uma pena os ventos, as nortadas, mas sem elas os mosquitos adoentavam-nos e comiam-nos vivos, particularmente no verão. Mas não podemos ter tudo!
A propósito do seu comentário, deixe-me dizer-lhe que gostava de ler algo sobre o Município que realmente nos surpreendesse o que, não é o caso dos canais urbanos da Ria ficarem à responsabilidade da Câmara. É que isso é uma reivindicação antiga, encetada por Alberto Souto, penso que logo no seu primeiro mandato. Ter surgido agora o preto no branco, é bom, mas sejamos justos, o mérito é de outrem. Se não, “além das obras serem de quem as paga” também as ideias e a criatividade dos outros, passam a ser de quem as recebe de mão beijada.
Quanto ao caso da Nissan, sei que a Comissão de Trabalhadores da Renault em Cacia desenvolveu esforços para a construção das instalações serem em Aveiro. Há ainda o CDS local que pretende os louros dessa “conquista ”, porque as ideias foram suas, o que dá vontade de rir.
Se me for permitido opinar penso que a componente Renault-Nissan veio para Aveiro única e simplesmente por estratégia industrial - comercial. Não se esqueça que o porto de Aveiro fica a dois passos de Cacia e vai ser, penso, uma porta aberta para o mundo.
Depois, todos sabemos que o mundo industrial japonês trabalha com a cabeça e não com o coração. Logo, não me venham com lamechices de conquistas e pardais ao ninho, para eles não se rirem de nós, e tomarem-nos por bacocos.
De qualquer modo devemos sentir-nos felizes. Em Aveiro o índice de desemprego vai diminuir em uma ou duas dezenas de pessoas, e isso é muito bom, apenas e só

Belchior disse...

"De qualquer modo devemos sentir-nos felizes. Em Aveiro o índice de desemprego vai diminuir em uma ou duas dezenas de pessoas, e isso é muito bom, apenas e só."

...Uma ou duas centenas de pessoas, queria eu dizer