domingo, dezembro 13, 2009

11 de Dezembro de 2009

18hoo - A Torre

O «Rali» passou esta semana pela pastelaria A Torre, em plena «Lourenço Peixinho», onde fomos comer um pãozinho com manteiga e beber um cházinho. A simpatia do senhor Silva justificou a nossa visita.

19h30 - Atrium

Antes do jantar, ainda fomos beber dois finos ao Atrium. A conversa passou por questões de trabalho e pela experiência fantástica que está a ser o meu primeiro ano como pai de um filho adoptado.

20h30 - Dom Rogério

E lá fomos para o jantar, realizado no «Dom Rogério», onde nunca tinha estado anteriormente. Um gajo paga à entrada e depois come e bebe o que quer. Impressionante. Para o português que só pensa em «enfardar», o «Dom Rogério» é o paraíso. Não admira, por isso, que estivesse completamente cheio. Como é óbvio, não é o local ideal para se realizar um jantar romântico ou algo parecido, é antes, um espaço grande, tipo «cantina», onde não se come mal e onde acaba por se pagar pouco em relação aquilo que nos é oferecido.
Entre as entradas, o lombo, as sobremesas e as bebidas, os temas de conversa foram diversos e banais: gajas, futebol e memórias de todos nós.

00h30 - Praça do Peixe

A noite em Aveiro não passa ao lado da crise. Um porteiro de uma «casa» bem conhecida do Canal de São Roque, disse-me mesmo que, hoje em dia, só ao sábado se vê muita gente nas ruas, porque hoje, o dinheiro não abunda e as pessoas têm que prescindir de um dos dois dias (neste caso, noites) do fim-de-semana.
Mas antes do Canal de São Roque, passámos pela Praça do Peixe. Primeiro, um Licor Beirão no Clandestino e depois mais copos no Toc'aqui e no Santos da Praça.
O Clandestino, sempre com o seu ambiente muito próprio e o Toc'aqui e o «Santos» bem mais populares e animados.
Já perto das duas da manhã, deu-nos na cabeça e fomos ao «Salsa & Azucar», mas mal valia, ou termos ido logo para casa, ou irmos a outro espaço. Tinha pouca gente e aquela musica não é para mim.

4 comentários:

Belchior disse...

Ora aí está um modo interessante de confraternização entre amigos. Foi alegre, bem disposto e pelos vistos, inocente.
A derradeira visita e refiro-me ao Salsa e Açúcar, faz efectivamente um chinfrim desgraçado que também não me agrada, mas deve interessar a outros porque costuma encher.
Há uns anos atrás ia ao Salpoente era calmo e sereno, agora nem sei como aquilo anda.
Mas é bom nesta fase do ano convivermos com aqueles que estimamos. É uma quadra tradicional de afectos e amizades que gostamos de festejar com aqueles a quem queremos bem.

Anónimo disse...

Pedro
Onde é o D Rogério ???

Anónimo disse...

Para vc´s é que não há crise!!!

Sebastião Salsicheiro disse...

Caro Pedro Neves, deixe-me informar o anónimo das 9:01AM
Meu amigo há dois D. Rogélio.
O de Aveiro fica quase em frente à antiga Fiat, na entrada da Estrada de S. Bernardo, na primeira rua à direita.
O outro, o mais antigo, fica por trás das bombas de Oiã, a sul da zona industrial.
Há outro restaurante do género que sinceramente nem sei o nome, parece-me ser o "Papa-tudo" que fica abaixo do super-mercado Modelo à entrada de Águeda, zona norte.Vai por Azurva, Eixo e por aí abaixo e acima também, quando chega à antiga estrada Nº1, já em Águeda, atravessa-a em direcção a Leste o restaurante fica abaixo da Nº1, uns 300 metros.
Esse turismo gastronómico e a degustação já vi, andam pelas ruas da amargura...
Cps