quinta-feira, novembro 05, 2009

Cachide, Artur Filipe, Câmara, mas também Mano Nunes!

Ainda que o credível Noticias de Aveiro fale em «sorrisos» e num «presidente da Assembleia-geral mais desanuviado», não me acredito que a reunião de hoje (já ontem) entre o Beira-Mar e a Câmara possa ter sido decisiva para, de um momento para o outro, surgir uma solução directiva para o nosso clube. Deus queira que esteja enganado, mas não me acredito.

AINDA A CÂMARA

Sem pretender recuar em absolutamente nada e sem pretender deixar de criticar a Câmara e o seu presidente para a pouca sensibilidade que tem revelado para com o SC Beira-Mar, quer-me parecer que, e agora mais racionalmente e menos emotivamente, neste processo Elio Maia até pode ter vindo a ser criticado injustamente, não pela falta de diálogo que revelou durante anos, não pela falta de respeito que chegou a revelar para com o clube, mas sim por ter vindo a ser acusado de nada ter feito recentemente para ajudar o clube. Quero com isto dizer que Elio Maia ao vender os terrenos das piscinas ao Beira-Mar, fê-lo com intenção de ajudar o clube. Foram mais de dois milhões de Euros! E então pergunta-se: onde está o dinheiro? Porque razão, o Beira-Mar está falido??? Esta é uma questão importante! Reparem que ainda não há muito tempo, surgiram inclusivamente noticias que davam conta da possibilidade de Elio Maia se ter metido em sarilhos...precisamente por ter ajudado o Beira-Mar, vejam bem!

MANO NUNES

A verdade é esta: os sócios deviam ser esclarecidos! Repito: para onde foi o dinheiro? E porque razão, a «negociata» é feita e Mano Nunes abandona o barco??? E como é que os antigos dirigentes, sem carácter, é verdade, não terão reagido???Pois é! Parece-me que neste processo todo, também não podemos esquecer Mano Nunes e a ultima Comissão Administrativa! E não podemos, porque protagonizou com a Autarquia uma «negociata» que deveria ter servido para ajudar o clube, e pelo que se vê, não ajudou em nada! Antes pelo contrário. Ajudou sim, ao aparecimento das penhoras e à intransigência dos antigos dirigentes.Isto devia ser assumido e por isso é que não julgo correcto, em termos estratégicos, que na ultima Assembleia, ainda tenha havido quem quisesse defender Mano Nunes, em vez de admitir a «negociata» como uma decisão claramente errada e que só veio complicar e, quiçá, jogar a favor do...fim!

A Câmara (não apenas esta) é responsável pela situação do clube? Também o é, porque ao longo de muitos anos foi falhando para com o que estava protocolado, mas a verdade, é que as «piscinas» vieram colocar a Autarquia numa posição confortável!
Os antigos dirigentes (Cachide, Artur e companhia...) são os principais responsáveis pela situação actual? Eu penso que sim, mas na verdade, ganharam «moral» para se tornarem intransigentes e por ainda poderem agora fazerem-se passar por vitimas!
E Mano Nunes e seus pares? Também! Sinceramente, acho que Mano Nunes, independentemente de o considerar um grande beiramarense e de nunca poder esquecer tudo o que fez pelo clube, não esteve bem com esta «historia» das piscinas! Para além disso, deixou o clube, sabendo de antemão que o vazio directivo era o cenário mais do que provável.

No meio disto tudo, apelo ao Dr. Artur Moreira para que continue a fazer todos os possíveis para arranjar uma solução milagrosa e fico a aguardar que possamos saber mais alguma coisa em concreto da reunião desta tarde com a Câmara.

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro PN, quando se pronuncia de forma racional, sem preconceitos políticos ou ideológicos, o que diz faz sentido, pois consegue fazer uma leitura da realidade mais honesta. Sei que esta é uma mera opinião, mas não queria deixar de a fazer, no sentido de contribuir para que este espaço pessoal, que também é público, se norteie mais pela razão do que pela emoção, que tantas vezes é agressiva e injusta.
Cumps

Anónimo disse...

Pedro
Era exactamente acerca disto k à dias escrevi aqui umas linhas, dou te os parabens pela inteligência de chamar os bois pelos verdadeiros nomes.

Pedro Neves disse...

Anónimo das 2:07: o que escrevo nunca tem preconceitos politicos ou ideológicos. Sei que é dificil de acreditar nisto, mas há anos que, aqui no Aveiro Sempre, venho dizendo que as minhas posições e opiniões nada têm a ver com o ser deste ou daquele partido. Acredite nisto. Agora, admito que por vezes, pela emoção, exagere neste ou naquele ponto de vista.
Sobre este texto, apenas escrevi o que me parece obvio: esta CA do clube nao pode ficar isenta de culpas e o que me parece é que a sua estratégia passa por responsabilizar apenas a Direcçao de Artur Fipe e a Câmara, quando isso não é verdade. E por isso, tenho que ser justo.
Abraço.

Anónimo disse...

Estou convencido que Élio Maia fará tudo que estiver ao seu alcance para resolver o caso Beira-Mar. De algum modo já o tentou por muita maledicência que alguns pratiquem à volta do caso. Aparentemente saiu-se mal, foi certamente uma má experiência, mas isso deveu-se ao facto de não estar habituado a lidar com “habilidosos” que por um lado e outro tentaram tirar proveito do caso.
Uns já foram "julgados" e outros estão à espera de o ser.
Mas mesmo depois dessa má experiência continuo a acreditar que Élio Maia está interessado em salvar o clube que conheceu e estimou desde sempre.
Uma organização associativa como o nosso Clube cheio de pergaminhos e história, não pode estar sujeita a penalizações só porque alguns tentaram manipulá-la em proveito próprio ou utilizás-la para fins mesquinhos de todo estranhos à sua vocação.
N.E.

Anónimo disse...

N.E., és mesmo otário! Foste daqueles que votou no Élio porque tens pena dele? É mesmo com esse tipo de reacção que ele conta para levar a água ao moinho. É das poucas pessoas que não se importa que tenham pena dele!

Anónimo disse...

Nao será o amigo Pedro Neves quem anda a por novos militantes no partido do dr. Raul?

Anónimo disse...

Com boa vontade e espírito de equipa por uma causa comum a todos os aveirenses, os partidos políticos poderiam e deveriam dar uma ajuda ao Beira-Mar e não eram precisas promiscuidades.
Até hoje não o fizeram,bem pelo contrário!
Aveiro mantém-nos, mas não tem políticos de estaleca. Alguns permitem-se falar do Beira-Mar sem nunca lá terem posto os pés.
Servem-se dele para virem para a praça pública exibirem-se a dar lições de gestão, criando aos mais desprevenidos a sensação que têm a solução do B.M na manga do casaco. Uma vergonha!
O Beira-Mar precisa de gente que tenha amor e dedicação ao associativismo,gente de confiança, com resultados palpáveis à luz do dia,porque de água bente e presunção estamos fartos.
Para mim, para todos os aveirenses e para o B.M., quanto menos esta gente se meter a falar nos assuntos e problemas do Clube, melhor.

Dasssse.

Anónimo disse...

ó Pedro Neves! O amigo, mais do que muitos, - uma vez que é jornalista -, deveria ter mais cuidado como escreve! A expressão por si usada duas vezes "Não me acredito", deixa no ar uma questão que é: "O PN não se acredita" ou seja, por muito que diga ou escreva, ao rematar (e abrir) o texto com essa expressão, está a dar-nos a entender que o que vem a seguir, é só para Inglês-ver uma vez que nem o próprio autor crê em si próprio. Ora, se o autor não acredita em si, porque carga d'água teremos nós, leitores, de acreditar no que escreve?

Mas, se contrariando o que escreveu, quis dizer "Eu não acredito", a coisa muda de figura. E aí já se compreende a incredulidade que pretende expôr.

É um pequeno nada mas corrigindo o que escreve, (ou pensando bem antes de escrever o que quer que seja) não induzirá os leitores em erro.

M.S.