domingo, setembro 28, 2008

Azia

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra já veio reclamar e mostrar a sua perplexidade pelo facto de Aveiro ter sido a cidade escolhida para acolher a sede da nova Região de Turismo do Centro. Percebe-se porquê. Azia. Mas no fundo, o autarca de Coimbra sabe bem que a sua cidade parou no tempo e que Aveiro tem tudo para ganhar espaço, a todos os níveis, no panorama nacional.

13 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro,
Coimbra deve-lhe ter feito muito mal. Mas tome umas Rennies e vai ver que fica melhor.
Aveiro tem crescido tanto que há mais de 5 anos que não aumenta de população

Pedro Neves disse...

Ai eu e que preciso de pastilhas? Essa é boa. É obvio que o «crescimento» não se vê apenas pelo aumento da população. É obvio também que uma cidade que vive há décadas à custa de uma Universidade, nunca poderia ser sede para capital de nenhuma região de turismo. É ainda obvio que Aveiro, com a ria, as praias, os moliceiros e muito mais, tem muito mais razões para ser a sede desta nova região. E não deixa de ser logico, que Aveiro, pela sua posição geográfica, também justifica esta escolha.
Coimbra nao me fez mal nenhum. Aliás, foi em Coimbra que nasceu o meu filho...agora, sou de Aveiro, gosto incomparavelmente mais de Aveiro do que Coimbra. Normal.

Anónimo disse...

Caro Pedro Neves,

Concordo consigo em absoluto.
Também eu entendo que Aveiro é muito melhor para sede do que aquele aglomerado populacional que se avista da lousã.

Anónimo disse...

Meu caro,
É obvio que não gosta de Coimbra, e não sou eu que escrevo é o Pedro Neves. Mas vou-lhe recordar o que o Pedro escreveu em 14.01.2006, ok?

"Não gosto de Coimbra. No ano passado, quando a Académica visitou o Municipal de Aveiro, não esqueço a faixa que a «Mancha Negra» deu a conhecer ao público e onde se podia ler: «Parabéns pela Inovação...Primeiro estádio do Euro a descer de divisão!» Por estas, e por muitas outras não gosto de Coimbra e muito menos da Académica".

Ficamos a saber que não gosta de Coimbra por causa da Mancha e de muitas outras razões (sem explicitar as outras razões mas isso é um direito que lhe assiste e nem sequer vou questionar).

Por acaso estive presente nesse jogo no meio da Mancha Negra, mas lamento que tenham colocado essa faixa. Adiante.

Por acaso e segundo palavras de Pedro Machado da RTC, a escolha de Aveiro foi uma decisão politica. Não foi por causa dos moliceiros ou da ria ou outro qualquer atractivo da cidade.

Apesar do bom gosto de ter um filho conimbricense, e quem sabe, um futuro adepto da Briosa, a ideia que o Pedro Neves tem de Coimbra é muito redutora. Seria a mesma coisa que eu dizer que Aveiro são ovos moles e pouco mais.

Desculpe-me, mas não lembra ao diabo invocar a posição geográfica de Aveiro para justificação da escolha. Aveiro fica a 50km do Porto.

Abraço

Pedro Neves disse...

Uma coisa é não gostar de Coimbra, outra é ter algo contra Coimbra. Não tenho. Mas não gosto.
Concordo que a decisão tb possa ter sido politica, mas não tenha duvidas que em termos turisticos, Aveiro põe Coimbra a um canto.
E fico contente, porque ao fim de dois anos, vejo que há um conimbricense a visitar um blogue...de Aveiro.
Disponha sempre.

Anónimo disse...

Que chatice meu caro,
O mundo financeiro a ruir a gente a falar sobre Coimbra e Aveiro, mas são estas coisas que fazem de nós pessoas com sorte, mais preocupados em discutir trivialidades. Ainda no dia do Juízo Final seremos apanhados de surpresa a jogar à lerpa.

Quem falou em ser “contra Coimbra” foi o Pedro, porque que eu saiba nem sequer toquei nesse assunto. Aliás, nem me passaria pela cabeça que o Pedro fosse contra qualquer coisa. Curiosamente, para além do Pedro, só também o Manuel Luís Goucha admitiu publicamente (à TVGUIA) que não gostava de Coimbra. Não sei se a parceria lhe agrada, mas trata-se apenas de uma curiosidade.

Congratulo-me com a afirmação cavaquista que “não tem dúvidas” e imagino que também que nunca se engana. É um privilégio do qual não me posso gabar, tanto mais que ser arauto é uma enorme responsabilidade. Mas mais importante que a não existência de dúvidas são as certezas (é uma espécie de trocadilho entre não gostar e ser contra). E no campo das certezas, o meu caro Pedro Neves apenas tem convicções, e aí, aconselharia uma leitura das mais recentes estatísticas acerca do turismo, capacidade hoteleira, monumentos visitados, número de dormidas, e outros pormenores não muito importantes para pessoas que não têm dúvidas.

Repare meu caro que nunca irá ler algo da minha parte contra Aveiro ou contra a sua população. Afinal, somos todos pessoas e nada me move contra a sua bonita cidade. No entanto, acho constrangedor a forma como transforma opiniões em certezas, tanto mais que possuem pés de barro.

Quanto ao facto de um conimbricense visitar o seu blog, o que é que quer que lhe diga? Acontece.

Abraço

Anónimo disse...

A mim agrada-me!
Eu que não gostava nada do sô manuel luís e agora já vou passar a gostar.

Quanto a si caro anónimo, olhe que o tom abichanado com que escreve também revela algumas semelhanças com o sô manuel luís.

Celina Rodrigues disse...

E que tal se este Sr. Anónimo se apresentasse ao Pedro Neves e fossem os dois tomar um cafézinho ali para os lados da Curia.

Anónimo disse...

Caro Pedro Neves,
Se me permite, gostaria de responder ao anónimo das 10.51AM e à Dona Huma Senhora.

Caro anónimo das 10.51AM,
O tom abichanado da escrita é minha e o insulto é seu. O insulto demonstra falta de argumentos. Ao menos o Sr. Pedro Neves consegue revelar uma certa coerência, uma troca de opiniões agradável.

Cara Huma Senhora,
Penso que o Pedro Neves terá companhia mais interessante para um café do um chato como eu.

Não teria problema algum em revelar a minha identidade, mas creio que não devo revelar a mesma porque também tenho um blog com "sede" em Coimbra e isso poderia agitar as "águas e insultos".

Alguns dos leitores daqui iriam até lá insultar e gozar, e depois os alguns leitores desse meu blog viriam até aqui insultar. Penso que isso é completamente desnecessário.

No entanto, se o Pedro Neves quiser saber quem eu sou, deve expressar aqui essa vontade, e eu envio-lhe um mail. Ok?

Abraços para o Pedro Neves e beijinhos para o Anónimo das 10.51AM e para a Dona Huma Senhora.

Celina Rodrigues disse...

Senhor Anónimo, eu teria todo o prazer em conhecer o seu blog, e seria incapaz de cometer qualquer tipo de injustiça com o mesmo, se o conteúdo fosse do meu agrado certamente comentaria, caso contrário simplesmente deixaria de o visitar. Olhe que eu sou de Aveiro, sou portanto uma senhora educada, respeitadora da opinião alheia e incapaz de deixar um insulto num blog. Também não me parece que os restantes leitores do Aveiro Sempre o fizessem por simples picardia. Descontraia e seja feliz

Anónimo disse...

Caro Pedro Neves,
Caso me permitisse, com todo o gosto e com uma lágrima ao canto do olho responderei à Dona Huma Mulher.

Minha cara Dona Huma:
Fui ao seu blog e gostei, intimista quanto baste mas demasiadamente poético para um fanático da prosa como eu. No entanto, admito, a culta é minha por não achar particularmente interessante a "matemática das palavras".

Minha donzela, não me parece que esteja a ver bem a coisa: o problema não é a Dona Huma comentar no meu blog, nem me parece, que lá por ser de Aveiro, que seja mais educada e tolerante que alguem nascido e criado na Amareleja. A educação e o civismo não são propriedade de uma patria nem de um local de nascimento. E nesse aspecto, penso que concordará comigo. Não é?

Confesso que nem sabia da existência deste blog até há coisa de uma semana, e de maneira que não posso catalogar os seus leitores. E pelo sim, pelo não, o melhor é não arriscar, tanto mais que eu e o mentor deste blog, escrevemos para o mesmo patrão. Eu, apenas como "opinion maker" no DC.

Minha querida, lhe garanto que sou feliz e descontraído, meio tolo, mas descontraído e feliz.

beijokas

Anónimo disse...

Desculpem a minha ignorância, mas gostaria de saber o que é "O tom abichanado da escrita" do Anónimo de Coimbra.
Esclareçam-me por favor .....

obrigado
João Catatau

P.S.Deixem lá essa pseudo-rivalidade entre Aveiro e Coimbra ... isso já não faz muito sentido.
... E, meus Caros não se preocupem com essas trivialidades acho que "o dia do juizo final" (seja lá o que isso for) está bem próximo (talvez 2012).

jêpê disse...

2012?? ja agora .. com que fundamento?