domingo, julho 27, 2008

Uma tarde

Sábado, 26 de Julho de 2008

Depois do almoço, no «Chiado», optei por tomar café na Praça Marquês de Pombal. Uma praça, que apesar de ter tido há poucos dias o concerto de Caetano Velsoso, continua a ser muito, muito mal «explorada». Mas é um local excelente pelo sossego que nos proporciona.
De seguida, dou ainda um passeio pela Rua Direita e entro na Galeria José Estevão, repleta de lojas...por alugar. E ponho-me a pensar: como é possível o comercio em pleno centro da cidade apresentar-se cada vez mais decadente? Não será muito mais agradável passearmos e fazermos compras no centro de Aveiro (que foi efectivamente muito melhorado pelo anterior executivo camarário) do que nos «enfiarmos» em Centros Comerciais? E esse é o problema. Ainda ontem, lia n' O Aveiro que a crise existe mas não é para todos e tanto o Glicinas como o Forum Aveiro estudam projectos de ampliação!






De seguida, decidimos ir a São Jacinto de ferry boat. O famoso ferryboat.
Já em plena Ria de Aveiro, não consigo ficar indiferente à beleza da nossa maior riqueza natural. Nós deviamos ter orgulho no que temos. A Ria é linda. A Ria é linda mas mal tratada e mal aproveitada.
Ao fundo, São Jacinto. Está exactamente como há vinte anos. Ainda bem, dizem uns, é um atraso, dizem outros.
E se a a zona da marginal apresenta dignidade mínima, mal nos deslocamos (a pé) para a praia e rapidamente comprovamos o desprezo e o esquecimento a que esta freguesia tem sido deixada pelas várias Autarquias, ao longo de várias décadas. Lixo, falta de passeios, falta de dignidade. São Jacinto não tem que se transformar num «amontoado» de betão, São Jacinto tem que preservar as suas caracteristicas naturais, mas São Jacinto tem que ter dignidade. E tem pouca.
Na praia, a diferença para a Barra, por exemplo, é abismal. Porque tem hoje mais areal, e acima de tudo, porque a confusão não existe. E ponho-me a pensar, porque razão os aveirenses não visitam mais vezes a praia de São Jacinto. Com o ferry em funcionamento, com as bugas disponíveis na marginal (vi mais Bugas em São Jacinto do que em Aveiro!), torna-se tão fácil irmos até São Jacinto!

1 comentário:

Pearl disse...

Não conheço Aveiro mas tu promoves muito bem a tua cidade!
beijinho