terça-feira, setembro 19, 2006

O Zoo do Simões


Tudo começou há vinte anos atrás, quando após um dia de caça, trouxe para casa um pato ferido. Foi o primeiro de muitos animais que Jorge Simões viria a ter ao longo de duas décadas.
Hoje, a sua casa é um autêntico zoo: patos (mais ou menos 80 especies), rolas, pombos, faisões, pavões, galinhas, cabras anãs, gatos, cães e muitas outras raças, num total de muitas centenas de animais que diariamente, com a ajuda da família, tem que tratar.
Jorge Simões, 51 anos de idade, há 24 anos na Vulcano, natural da Vila de Eixo (Aveiro), é criador, importador e exportador de aves e participa em várias exposições pelo país ao longo de todo o ano. A próxima acontece já no mês de Outubro, em Águeda, naquela que é considerada o maior certame do género da região centro/norte.
Nesta actividade nem tudo são facilidades, como o próprio Jorge Simões explica: «O ano passado foi muito mau porque falou-se muito na gripe das aves. Depois, e já por duas ocasiões, houve uma série de cães vadios que, depois de rebentarem a vedação, mataram-me muitos animais, causando-me, só da última vez, um prejuízo de cerca de 5 mil Euros.»
Ainda assim, Jorge Simões, que também é caçador, apicultor e piscicultor, vai mantendo o prazer de manter as rotinas diárias necessárias para tratar devidamente os seus animais.

Sem comentários: