segunda-feira, maio 29, 2006

Rua José Luciano de Castro

Continuo sem entender, como é que uma rua urbana como a «José Luciano de Castro», em Esgueira, continua sem ter passeios para os muitos peões que ali circulam todos os dias e a todas as horas. Os muitos jovens que estudam na Escola Secundária que existe ali bem perto, todos os dias correm risco de...vida.

4 comentários:

Terra e Sal disse...

A José Luciano de Castro deram-lhe o nome de de uma rua, e bem o mereceu.

Quanto ao passeio não é por falta da senhora Presidente da Junta o reclamar.

Parece-me bem é que, toda a simpatia da Câmara para com os cidadãos, não chega para resolver estes pequenos nadas...

Nuno Q. Martins disse...

Eu estudei na Aires Barbosa (5º e 6º) e na Jaime Magalhães Lima(7º ao 12º). Tinha por hábito ir almoçar a casa dos meus avós nas Barrocas e fazia esse caminho a pé... Há anos que essa situação se arrasta e quando chove um pouco mais do que é normal, a água corre pelo único local onde as pessoas podem passar. Enfim, são os "pequenos" pormenores que fazem toda a diferença para quem tem que viver com os problemas.

Pé de Salsa disse...

Em Esgueira, não são apenas os passeios que faltam na rua José Luciano de Castro.
O Nuno diz e muito bem que, logo que chove um pouco mais do que o normal, a água corre pelo único local por onde os peões podem passar.
É verdade. Mas porque corre assim a água nessa rua? Porque antes de contruir os passeios, a Câmara tem de mandar construir a rede de águas pluviais ainda inexistente nessa zona.
É um problema muito antigo por resolver pela Câmara assim como muito antigos estão outros problemas à espera de serem solucionados.
E não é só a rua José Luciano de Castro que é urbana. Infelizmente, desde há muitos anos, que a Câmara se esquece que a freguesia de Esgueira é também a cidade de Aveiro (por isso deixou de ser vila).
Se repararem... só no ano passado, essa mesma rua passou a ter iluminação subterrânea;
Se repararem, toda a sua zona histórica, que ainda resta, mantém a iluminação aérea, inclusivé junto ao pelourinho e ao edifício da Junta (monumentos classificados);
Se repararem, a entrada principal desde a EN 109 está vergonhosa, apesar do excessivo movimento de automóveis e de peões que por ali se circulam;
Se repararem, ainda não foram derrubadas as muitas barreiras arquitectónicas existentes em Esgueira (inclusivé junto à Farmácia) que tantos transtornos causam à população, especialmente aos deficientes;
Se repararem, Esgueira não tem Centro de Saúde, não tem Piscina, não tem Centro de Dia para os mais idosos, não tem um Centro Desportivo, apesar de ter concentrada uma grande parte da população de Aveiro e de ser a freguesia que mais tem crescido a nível populacional (porque territorialmente tem sido "distribuída" por várias outras freguesias);
Se repararem, Esgueira foi em tempos e continuará a ser "uma pedra no sapato" da Câmara de Aveiro.

Meus amigos: quando se conhece bem todo o concelho e os seus antecedentes, temos de reconhecer que Esgueira foi muito desprezada e que só a muito custo a Câmara de Aveiro investe na população esgueirense.

Peço desculpa ao autor deste Blog pelo alongamento mas este seu comentário, como muitos que aqui tem apresentado, é pertinente e interessa a todos nós, aveirenses.

Cumprimentos.

Pedro Neves disse...

Pé de salsa, não tem que pedir desculpa. O Aveiro Sempre serve precisamente para isto: debater a cidade de Aveiro. Esgueira é mais do uma freguesia que faz parte do nosso concelho. Esgueira é uma freguesia que faz parte da cidade de Aveiro, tal como a Vera-Cruz ou a Glória. E é isso que muita gente se esquece.
Um abraço.