domingo, março 26, 2006

A história da Feira de Março

Em 1434 efectuou-se nos dias de 5 e 6 de Maio a primeira feira Franca de Aveiro, desde então foi realizado anualmente e que ainda hoje se mantém com a designação de Feira de Março.
A Feira de Março começou na zona da beira mar aveirense, inicialmente junto ao Canal Central, depois no largo do Rossio e actualmente no Parque Municipal e de Feiras e Exposições. Este ano de 2001 vai ser a ultima vez que se realiza neste local da Vera Cruz, já que no próximo ano de 2002 será realizada no novo Parque de Feiras, em Vilar.
Nessa primeira feira franca havia de tudo o que era comum nesse tempo, faziam-se trocas comerciais. Mais tarde essa feira passou a realizar-se em Março, ficando a ser conhecida como Feira de Março.
Hoje em dia é um certame que já criou raízes na região e que espelha a sua riqueza económica, num casamento feliz com uma componente de animação e divertimentos mecânicos é uma feira profundamente marcada pela presença de barracas de madeira, com as já tradicionais bancas de alfaias agrícolas e utensílios para o lar, ao lado de artesanato africano, mantas de trapos, louças, bijuterias ou presuntos da serra. Dentro dos pavilhões, os expositores representam a força económica de toda a região. As mais variadas empresas fazem-se representar expondo produtos ou fornecendo informações sobre a sua actividade.

Retirado algures da net

1 comentário:

Anónimo disse...

Granda feira meu sim senhora :p