terça-feira, janeiro 17, 2006

O Carnaval de Aveiro

As gentes vareiras que me desculpem, mas acho o Carnaval de Ovar rídiculo. Os italianos têm Carnaval e não imitam os brasileiros; os alemães têm Carnaval e não imitam ninguém. O Carnaval é universal mas deve ser genuíno. Esta coisa de em Portugal, querermos ter um Carnaval idêntico ao que se realiza no Brasil, com escolas de samba e tudo, é no mínimo, estupido. Acontece em Ovar e noutras localidades. Porque é que não recorremos aos nossos costumes, às nossas tradições e ao que é português? Porque é que um rancho folclórico é patego e um conjunto de míudas gordas e a tremer de frio e a imitar o que vimos (de bom) no Rio de Janeiro já presta? Neste sentido, fico satisfeito por saber que Aveiro vai voltar a ter o seu Carnaval. Não tem vedetas brasileiras, nem estrelas da televisão. É feito pela «prata da casa», é gratuíto, não tem fins lucrativos e ainda assim, acaba por resultar. Nos dias 26 e 28 de Fevereiro, serão muitos aqueles que irão ver o Carnaval de Aveiro. Simples mas sem ser rídiculo.

14 comentários:

Nuno Q. Martins disse...

Pedro,

Atenção que o carnaval de Ovar também tem algo de "seu". São vários os grupos que existem em Ovar que durante o ano preparam o cortejo. Escolhem um tema, praparam carros alegóricos, fatos próprios, etc. Esses grupos acabam por construir uma rivalidade muito saudável entre os habitantes de Ovar, pois, no final do cortejo há prémios para a criatividade, etc. O ambiente de Ovar à noite nas vésperas dos cortejos é fantástico. Percorrer as sedes dos diferentes grupos nessa noite é uma experiência interessantíssima. Recomendo-te.

Um abraço.

Pedro Neves disse...

Sim, eu sei. Mas, por exemplo, nunca mais me esqueço, que em 98, estava eu a visitar a Expo 98, e sendo o dia de Ovar, o que se ouvia era...brasileira!
Eu sei da existência desses grupos, mas não são esses grupos que constituem a imagem de marca do Carnaval de Ovar.

JMO disse...

Pedro,

Desculpa desmentir-te mas, embora com a mesma logica estrutural dos carnavais brasileiros, o Carnaval de Ovar vive muito da sua gente e dos seus grupos, nao indo buscar "reis" importados e com uma garra fora do comum...

Alvi-Negro disse...

Pedro,
tu não tens amor à vida, pois não?
;)
Abraço

Silva Marques disse...

sr. pedro neves tenho que me opôr fortemente ao seu texto, e à sua forma de ver o carnaval de ovar!
este carnaval não é apenas mais um, é o mais importante e melhor do país, além de ser o mais antigo! o samba no carnaval de ovar aparece nos ultimos 25 anos, enquanto que os grupos de carnaval, originários dos vários bairros ovarenses remontam a 1950/52!!!
nunca em tantos anos de carnaval tivemos celebridades ou vedetas a "fazer de rei" ou "apadrinhar" os nossos festejos!!!
tivemos a miss portugal e ela é vareira ou ovarense!
realmente paga-se, mas a qualidade também...
já veio alguma vez cá???... apareça este ano e talvez publique um artigo a fazer mea-culpa!!!
já agora, traga uma máscara porque a malta de cá, não esquece uma cara!;)hehehe

Pedro Neves disse...

Ora aqui está alguém que entendeu o que quis dizer.
Atenção, que a minha opinião não tem nada a ver com o facto de estar a falar sobre Ovar, porque de facto, o fenómeno da brasileirização do Carnaval, tb acontece na Mealhada! E mais: o conteúdo do «post» tinha (e tem) como ideia principal, realçar o regresso do simples carnaval de Aveiro, algo que é de aplaudir.
Gentes vareiras: calma, porque nada tenho contra vocês! São muitos os amigos que tenho aí em Ovar, felizmente. E fico satisfeito, por saber, que um blog que tem como objectivo, debater o concelho de Aveiro, seja aí lido.
Um abraço.

Silva Marques disse...

duvido muito que estes ultimos casos se possam referenciar como manifestações carnavalescas!
podem ser sim manifestações populares, mas nunca carnavalescas!
o carnaval tem uma essência totalmente diferente, que o torna uma festa, uma atmosfera à parte!
é capaz de dinamizar grande parte da cidade de ovar, e colocar toda a população a trabalhar em "torno" desta enorme festa, que atenção, não se esgota somente nos corsos de sábado, domingo e terça!
existe a chegada do rei, carnaval das crianças, festas várias dos grupos e escolas, pelos cafés, bares, sedes e a espantoda noite de segunda-feira à noite!!
a melhor directa de todo o ano!!!!
o carnaval é mais que os corsos, é a união, amizade, camaradagem, a natural rivalidade e a grande alegria das pessoas que fazem e participam nesta festa, que gostam de dizer em alta voz, que são de ovar e fazem o melhor carnaval do país;!!!

...zé das pombas

Pedro Neves disse...

Zé das Pombas:
Surja o convite e aí vai o Pedro Neves participar na festa vareira!

João Paz disse...

Ao ler o seu post, lembrei-me dos lisboetas que desconhecem, na sua grande maioria, tudo o que está para além do espaço geográfico a norte de Sacavém e a sul de Almada.
Caríssimo, há em Ovar, também , quem não goste de samba. Agora, quem generalizou e reduziu o carnaval de Ovar a uma mera e reles imitação, revela um total desconhecimento da matéria.
Cultive-se e depois fale.
Já agora, o carnaval de Aveiro não será, salvo as inúmeras (e ainda bem) diferenças, uma alusão ao de Veneza, ou estarei enganado?

Porte-se bem!

www.oquesepassaemaveiro.blogspot.com disse...

Ai Pedro, com quem tu te foste meter!!!!!! Tás feito com a malta de Ovar!!!! Boa Sorte!!!!!

Pedro Neves disse...

Enganas-te Caranguejo. O «post» era para aplaudir o regresso do Carnaval de Aveiro. Enganas-te porque o Aveiro Sempre é para discutir o concelho de Aveiro. Há quem não tenha entendido e se tenhaofendido. Já expliquei, nada mais posso fazer. Quem é que disse que o Carnaval de Ovar se resumia ao sanba? O que eu digo é que essa sua faceta é ridicula. Tão simples quanto isto. E fico satisfeito por saber, que afinal, em Ovar, há quem pense como eu.

Anónimo disse...

Em certa parte concordo, pois o Carnaval deve ser algo nosso, mas também te deixo aqui uma chamada de atenção que o verdadeiro carnaval não é o que vês em Aveiro, só porque é uma cidade e tinha supostamente muitas pessoas porque era bastante divulgado, mas sim o Carnaval de Vale de ÍLhavo, pois posso-te dizer que é 100% PORTUGUÊS e embora não seja tão divulgado e para além de também não ser um fim licrativo faz parte de uma associação de anos e inda hoje em 2008 permanece e já se está a preparar para o próximo ano, enquanto que o de Aveiro já deu o que tinha a dar.
E mais nós inda temos tradições, como a dança do Santo feita em anos pares, a serração da Velha em anos impares e todos os anos os cardadores.
E em Aveiro???? POis é...
Aparece por Vale de Ílhavo, já centenas de pessoas de todo o país conhecem as nossas tradições.
Cultiva-te. E já agora aproveito para te deixar uma dica aparece também todos os anos no sábado da Pascoa, também é tradição o Judas.
Se precisares de mais informações aparece em irltorrao@hotmail.com.
Vais ver que não te arrependes de lá passar...
Cumprimentos...

Anónimo disse...

uma coisa é certa o carnaval de ovar nao tem nada de especial!é sempre bom participar e fazer festa,de qualquer forma,na zona de aveiro estao longe de ser o carnaval mais original,acolhedor e divertido...viva o brasiu!

Anónimo disse...

Já agora... o dia de Carnaval este ano é no dia 8 de Março. Porque razão em aveiro se festeja nos dias 26 e 28. Não terás mal informado?