domingo, janeiro 01, 2006

A melhor festa do mundo!



O Natal já era, a passagem de ano também já foi, mas para a semana a festa continua. Está aí o São Gonçalinho!

Por norma, as festas são todas iguais. Arcos a enfeitar as ruas e grupos de musica a alegrar a malta. O São Gonçalinho é muito mais do que isso. O São Gonçalinho tem caracteristicas que fazem dos seus festejos únicos no mundo! Mas enganem-se também aqueles que pensem que o que apenas caracteriza a festa de São Gonçalinho, em Aveiro, é o arremesso das cavacas do alto da capela. As cavacas são de facto o ex-libris da festa, mas quem viveu naquele bairro mais de trinta anos, paredes meias com a capela, sabe que a festa é muito mais do que isso. É a vivência e a mística especial que ela tem. É a dança dos mancos. É sair para à rua, no final da tarde de segunda-feira, e ir atrás de uma «banda» que há décadas que toca as mesmas (duas ou três) músicas. É o orgulho que se tem na capela e no enfeite do seu altar. São as canções com letras «marotas» que cantamos dentro da capela.

Este ano, como há mais de trinta anos, lá irei cumprir com a minha missão, ou seja, lá irei mandar as minhas cavacas. Eu, os meus primos, e só ainda não vai o míudo porque ainda é novo para isso. Mas a vivência já lhe está a ser incutida. Porque é única e difícil de ser explicada.

1 comentário:

Migas (miguel araújo) disse...

Mas leva-o Pedro.
Porque de pequenino é que se torce o pepino.
E a festa não é só para quem aívive.
É para quem, como eu, aí nasceu, e que as circunstãncias da vida e de a tenra idade não permitir ter voto na matéria empurraram para esta parte nova.
É para quem gosta da ria e da vera-cruz.
É para quem, nesse lugar pequenino, mas grande na devoção e emoção, aí casou num dia de inverno muito frio (há 10 anos). Esses sinos ainda tocaram (curiosamante por um meu ex-atleta). Só faltaram as cavacas.
Porque S.Gonçalinho é claramente da cidade.
Até lá!