quarta-feira, janeiro 04, 2006

Estilos

ESTILO 1
Já é passado mas fica inegavelmente ligado a profundas alterações que levou a cabo na cidade de Aveiro. É o homem das obras, quer queiramos, quer não. Com ou sem a ajuda da Polis, tivemos entre muitas outras coisas, o novo Estádio Municipal de Aveiro, o Mercado de Santiago, a nova Estação da CP, a nova Estação da CP de Cacia, a recuperação do edificio da Capitania, o Teatro Aveirense, o parque de estacionamento e arranjo da Praça Marquês de Pombal, a reconversão da Rua Direita numa rua pedonal, o saneamento, o Mercado do Peixe, os muros da ria, o Parque do Canal de S. Roque, a recuperação da Capela das Barrocas, a Biblioteca Municipal, as zonas pedonais envolventes à Praça do Peixe, os viadutos, o tunel da Estação, algum trabalho de recuperação do Parque da cidade, e muito, muito mais. Sem exageros. O homem fez obra. E a questão mais pertinente é a seguinte: se fez obra, porque é que perdeu as eleições? Pelo seu feitio? Por pensar que já estava ganho? Por obras mal feitas como umas pontes que «nasceram» em Cacia e em Esgueira? Por ter desprezado a campanha? Ou por ter sido vitima do grande trunfo adopatdo pela Coligação, ou seja, a dificil situação financeira da Autarquia?
De qualquer das maneiras, Alberto Souto mostrou ser um homem de ideias e dinâmico. Fui ver a apresentação do seu projecto e do plano eleitoral, e caso ganhasse, havia ali muita coisa para realizar. E dinheiro? Pois, essa é a qustão...Seja como for, parece-me que para o municipe, o que fica são as obras, já que daqui a trinta anos, ninguém se lembra como é que a Câmara, no seu mandato, foi gerida!
Outro aspecto que apreciava no ex-presidente era a sua faceta de show-off. Que a tinha, de facto. Reparem no caso das Bugas! Parecia uma ideia estupida, mas Aveiro foi falada por causa das Bugas. E depois houve outras Câmaras que seguiram o modelo. E aquela mega passagem de ano, realizada há uns anos em frente ao Centro de Congressos? Ok, deve ter-se gastado uma ppa de massa, mas quilo foi um sucesso. Só que no ano seguinte já não se realizou...E o Carnaval na ria? Acho que devia ser mantido. E a programação aquando do Euro, com Alanis Morissette e tudo!?
Para além das dividas contraídas, quais os maiores fracassos dos seus mandatos? Acima de tudo, o Aveiro Basket. Acredito que a intenção fosse boa, mas os resultados nunca apareceram. E as empresas municipais? Não sei, sinceramente. Sei é que na Camapanha, a Coligação afirmou que ia acabar com as ditas empresas (e tenho a certeza disto) e afinal elas ainda aí estão, apenas como outros rostos à frente das suas gestões.

ESTILO 2

Foi presidente da Junta de Freguesia de São Bernardo e toda a gente é unanime em afirmar que ali fez um bom trabalho. Não o conheço pessoalmente, mas dá para ver que é um homem sério. Conseguiu convencer os aveirenses e o seu trunfo principal foi ter insistido no estado critico das finanças da Autarquia. Sim, porque em termos de programam eleitoral, pouco se soube. Comprometeu-se a reequilibrar as finanças e por isso, obras, é algo que nos próximos anos vamos ver pouco. Estilos diferentes. Posturas diferentes. Eu como aveirense, desejo-lhe as maiores felicidades e que o seu trabalho seja benéfico para Aveiro. Aveiro merece. Mas há um aspecto que me põe de pé atrás: a sua equipa. Muitos dos nomes do seu elenco são nomes já «gastos». É a minha opinião e admito até que possa estar enganado e que essas mesmas pessoas, sobre as quais eu aqui coloco bastantes reservas, me possam vir a surpreender. Deus queira que sim.

7 comentários:

zé das enguias disse...

Caro Amigo, gostaría de o cumprimentar pela disponibilidade e voluntariedade com que se apresenta neste seu novo blog disposto a discutir Aveiro...sempre.
Peço-lhe, no entanto que o faça com estilo e não misture nem baralhe estilos. O homem do sobretudo (recentemente autoapelidado fantasma) nem fez tudo o que o Sr. elencou nem sequer teve a consciência de imaginar a forma de pagar aquilo que imaginava fazer em Aveiro. E olhe que a questão financeira não é tão comezinha como o Caro Amigo quer dar a entender. Nem agora, nem daqui a 30 anos; simplesmente porque, devido aos erros grosseiros no planeamento financeiro estratégico do homem do sobretudo, o futuro da sua e nossa Aveiro pode estar hipotecado exactamente por esse período temporal! E, já agora, para figuras gastas não lhe chegava gente como o Jaime Borges, o Eduardo Feio, a Lusitana Fonseca, a Marília Martins? Lembra-se de acções relevantes de qualquer deles enquanto membros dos executivos do Dr. Souto? Faça-nos o favor de, enquanto Aveirense que sei que é, olhar para Aveiro desprendidamente e de uma forma aberta. Se este ano de 2006 pouca ou nenhuma obra se vai poder fazer , o Sr. sabe bem porque é. E para o ano, talvez o cenário não seja muito diferente. A grande diferença estará na recuperação da credibilidade, do bom nome, do equilíbrio financeiro e, finalmente, começar a pagar a quem se deve há já mais de quatro ou cinco anos.
Mas que o homem até tinha estilo, lá isso tinha. O homem que lá está agora tem outro estilo: só promete o que pode cumprir e pagar. É esta a grande diferença, sem deixar de ser ambicioso. E por favor, não lhe chame pacóvio, só porque veio de uma Junta de Freguesia. Foram os Aveirenses que assim quiseram, não se esqueça.
Cumprimentos.

Pedro Neves disse...

Caro sequestrado: antes de mais, obrigado pela sua intervenção.
Deixe-me dizer-lhe que o unico nome que chamei ao Dr. Elio Maia, foi «honesto».
O que escrevi foi feito de uma forma independente. Via no Dr. Alberto Souto muito dinamismo. Vejo no Dr. Elio um estilo diferente. Mas concordo consigo quando se refere às obras dos próximos anso e tb o escrev, ou não? É fácil perceber a estratégia adoptada por esta CÂmara.
Um bem haja e vá comentando.

Pedro Neves disse...

Ok, aceito a correcção. Mas tb podia referir outras e não o fiz. Um abraço.

zé das enguias disse...

Caro Pedro Neves, desculpe a insistência, mas é ainda uma questão de estilo, ou falta dele.
Não sei se leu as notícias de hoje, mas lá vem publicado outro pequeno escândalo: a estátua da Santa Joana, encomendada e da autoria do Hélder Bandarra e inaugurada em 12 de Maio de 2002 ali em frente à Sé de Aveiro, cujo preço foi de 30.000,00€ ainda não está paga! Reparou certamente que já passaram quase quatro anos e que quem vai ter de a pagar são os que agora lá estão.
Este foi o estilo do Dr. Souto ao longo de oito anos de (des)governo: ideias não lhe faltavam; o que não fazia a mínima era onde ir buscar o dinheiro para as pagar, pelo que a estratégia era simples: enganar o mais possível os credores para ganhar tempo.
E com isto o bom nome e a credibilidade, o respeito institucional e a solvência da Câmara desapareceram.
Não admira que tenha sido forçado a ir embora, não lhe parece?
Mas, no fundo, era tudo uma questão de estilo, mau estilo, mas estilo!
Cumprimento

Migas (miguel araújo) disse...

Oh meu cara amigo Pedro!
Não é uma questão de estilo que interessa aos aveirenses. Mas uma questão de servir Aveiro. Não posso, por razões de respeito e consideração (e amizade para com alguns ex vereadores) colocar em causa as pessoas. Nem o meu estatuto e regulamentos laborais me permitem tecer muitos comentários a algumas situações que referes.
Mas é certo que não consigo deslumbrar as personalidades 'gastas' (alguns igualmente meus amigos e muito) deta vereação. Só se forem por serem personalidades fortes em Aveiro.
Quanto aos teus 'estilos': nem só de obra vive o desnvolvimento. Tem que ser estruturado, racional, necessário, sustentável financeiramente. Senão dá resultados futuros negativos. E não é só a questão do estádio. Porque acho que qualquer autarca que cá estivesse correria a tentação de o cosntruir. Quanto muito (e sempre o referi) o seu local e a sua rentabilidade podemos colocar em causa.
E o desenvolvimento tem que ser equilibrado ao ponto de congregar todo um concelho. E não só o seu núcleo urbano. Já resparaste que apenas referes obras na cidade? E as freguesias?!
Aqui é que o anterior executivo perdeu as eleições. Lê e analisa os resultados eleitorais fora da cidade.
Quanto ao Dr. Élio, lembra-te do que referiu o Dr. Girão Pereira no DA, ao afirmar que a experiência de mutios anos à frente da freguesia de s.bernardo dá-lhe a experiência suficiente para 'abraçar a causa'. Mais do que a quem nunca passou pela administração local.
E olha que o povo em Aveiro, não tem a memória curta. Há coisas que ficam para a história (e mais facilmente as negativas).

Pedro Neves disse...

No geral, entendo e concordo com os pontos de vista do «Sequestrado» e do Miguel Araújo. Só não concordo que o que fica para as pessoas são as coisas negativas. Aí talvez pense o contrário.
Repito que no geral concordo com as vossas análises, mas há pormenores em que talvez tenha outra opinião.
Só fez obra nas freguesias urbanas? Eu diria que fez mais obras no centro, mas isso aconteceu com o Souto e há-de acontecer sempre. Mas tb fez obras fora do centro. Exemplos? O relvado do Eixense (obra que acompanhei por perto por ser amigo do clube), o próprio saneamento, a Estação da CP em Cacia, o Arquivo Distrital em Aradas...
Mas repito: percebi o que me disseram. Eu não sou politico e por isso, humildemente vos digo que, embora tenha as minhas opiniões, estou aqui para aprender.

Migas (miguel araújo) disse...

E nós estaremos por cá para te ensinar! :) Lolllll
Em jeito de brincadeira e com todo o respeito que te tenho...